A IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO COMPETITIVA EM ANGOLA

Alfredo Martins
4 min readApr 27, 2021

--

A educação sempre foi um factor importante no desenvolvimento de um país. Durante o período escolar, geralmente nas instituições de ensino, fichas de exercícios são fornecidas aos estudantes de modo a praticarem. O que acontece, é que para os estudantes saberem se o que fazem realmente está certo, tendem a perguntar aos professores ou a outros colegas, algo que é chato e cansativo (até certo ponto).

AOCPC (Angola Collegiate Programming Contest)

Neste processo, às vezes as pessoas a quém pedimos auxílio, ficam indisponíveis para verificar ou testar nossas soluções, dando uma resposta rápida que não condiz com a verdade. Assim, de que modo podemos verificar nossas soluções sem ter que depender muito das pessoas? Além disso, às vezes os problemas são pouco desafiadores fazendo com que os estudantes sintam-se confortáveis demais, gerando “limitação” em ambas as partes (professores e estudantes). Há necessidade de criar mais desafios (interessantes), elevando os níveis de análise de problemas, raciocínio lógico, qualidade de código, … Todos esses aspectos apresentados e muitos outros não mencionados podem ser resolvidos através da prática de “Programação Competitiva e Maratonas de Programação”.

A Programação Competitiva é um tipo de programação e desporto mental em que são apresentados problemas que devem ser resolvidos de forma eficiente usando uma Linguagem de Programação (C, C++, Java, Python, …). Dentro dela podemos encontrar as Maratonas de Programação, eventos que promovem habilidades de resolver problemas sob pressão, estimulam a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e a busca de novas ou melhores soluções num certo intervalo de tempo.

As maratonas de programação ajudam a treinar a mente, resolver problemas no menor tempo possível e com menor quantidade de erros. Nelas, aprendemos em quais circunstâncias devemos aplicar cada linguagem de programação posto à disposição, aprender mais algoritmos que nos podem ser muito úteis na vida profissional, dá-nos a oportunidade de treinar o Inglês, tudo de forma divertida!

Para fins educacionais, podemos optar pela criação de torneios onde são selecionados os problemas a serem resolvidos de todos os níveis de dificuldades, tendo um bom controlo quanto ao desempenho e aproveitamento de cada estudante. Uma boa recomendação seria o Uri Online Judge, uma plataforma brasileira onde é possível enviar soluções e receber as avaliações correspondentes.

Em 2017, no ITEL decorreu a 1ª Olimpíada de Informática Angolana em que estiveram envolvidas várias Instituições à nível de ensino médio (ITEL, IMIL, IMPAL, IMCEL, IMPTEL, Colégio Árvore da Felicidade, ...). Neste evento, houve uma fase de treinamento onde Professores juntaram-se para treinar as equipas que participariam neste evento. Os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, aprender novos algoritmos, conhecer os estudantes de outras instituições, enfrentar novos desafios e muito mais … Tais participantes, constituem actualmente os representantes de Angola nos Concursos Universitários de Programação à nível internacional! Porém, é necessário que haja uma ponte para que o “fio não se corte”, pois, esses concursos funcionam como uma forma de avaliação do nível de qualidade e ensino de cada país/universidade.

No que toca ao actual sistema de ensino, nota-se uma grande disparidade entre os tópicos abordados na disciplina de matemática para os Cursos Tecnológicos (Informática, Electrónica e Telecomunicações, …) com o que realmente os estudantes precisam na sua área de formação. Nesta perspectiva, é necessário que não nos limitemos, pois, “análise combinatória e probabilidade” são um dos poucos temas importantíssimos que infelizmente o nosso sistema de ensino não oferece! É preciso levar em conta esses factores porque suprimindo essas debilidades, certamente facilitaria a aprendizagem e a evolução dos estudantes. Nas Instituições, fala-se muito sobre sistemas de numeração, portas lógicas, tabela da verdade, entre outros tópicos. Os estudantes aprendem, mas sem ter noção de como esses conceitos e técnicas podem ser úteis no ramo da programação! Técnicas essas que muito são utilizadas na Programação Competitiva.

É de grande necessidade o envolvimento das grandes empresas nacionais à nível de tecnologia, como uma motivação para os estudantes interessados por este tipo de programação na criação de maratonas/torneios!

Quanto mais motivação e envolvimento dos professores e estudantes em programação competitiva, melhor será para o País. A comunidade de programação competitiva em Angola ainda é pequena, está em fase de desenvolvimento.

Com isso, estaremos não só formando “grandes programadores”, mas também “grandes profissionais” no ramo de tecnologia. Em uma análise feita, constatou-se que os estudantes participantes de maratonas de programação tendem a demonstrar uma performance elevada na execução de tarefas, isto devido aos hábitos que foram adquirindo enquanto participavam em tais eventos/actividades. Vejamos então algumas vantagens que este tipo de programação influencia/proporciona:
- Bom raciocínio lógico;
- Trabalho em equipa;
- Eficiência na resolução de problemas;
- Velocidade de escrita (código ou texto qualquer);
- Reflixibidade em linguagens de programação;
- Fácil e rápida compreensão e interpretação de textos;
- Curiosidade em aprender mais e mais;
- Aumento do Networking;
- Aplicabilidade de conhecimentos;



Se estiver interessado em fazer parte desta família, junta-te à maior Comunidade de Programação Competitiva Angolana. Nela você terá a oportunidade de crescer, partilhar ideias, estar próximo aos melhores estudantes de programação competitiva do País e muito mais. Links:

Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/comunidade.aocpc/

Grupo do Telegram: https://t.me/+rN4SZheQgiw2Yjk0

Algumas plataformas onde organizam maratonas/torneiros à nível internacional:
- CodeForces;
- AtCoder;
- CodeChef;
- Uri Online Judge.

Atenção que você não estará apenas ajudando a si mesmo, mas também o País! Divirta-te …

Revisado por Patrick Daniel.

Sign up to discover human stories that deepen your understanding of the world.

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

--

--

Alfredo Martins
Alfredo Martins

Written by Alfredo Martins

"Tentar não significa conseguir, mas certamente quem conseguiu tentou." - Galileu Galilei

Responses (4)

Write a response